segunda-feira, 12 de março de 2007

Cibercultura: Evolução ou alienação?

Inicialmente, quando a informática foi implementada era apenas um método para facilitar a realização de operações matemáticas, porém com o tempo a necessidade de se obter informação de forma rápida fez os profissionais da área da tecnologia perceberem que deveriam realizar mudanças na área da informática pessoal. Com isso, os cientistas notaram que era de suma importância que houvesse interatividade, e que para isso era essencial que realizassem maiores pesquisas no campo da tecnologia. A necessidade de comunicação falava mais alto, e em decorrência disso muitos estudos foram realizados até que se chegasse ao ponto em que estamos hoje.

Certamente podemos dizer que as pessoas que tiveram isso em mente foram além de seu tempo, pensando a longo prazo,pois não teríamos acesso ao leque de informações que temos sem que a evolução da tecnologia(cibercultura) tivesse sido pensada e executada.
Como o autor coloca no texto, as tecnologias marcam o corpo social de forma muito significativa através do modo de produção e consumo e das formas de comunicação.Sendo assim,tornou-se imprescindível inserir-se nesse meio.

A sociedade atual é totalmente dependente das facilidades que a Internet proporciona, tanto que até mesmo para coisas básicas, como realizar alguma compra, ler notícias e assistir a documentários ou filmes faz-se uso dela.

Obviamente, há aspectos positivos na utilização da Internet, como a praticidade e a rapidez que se tem acesso às notícias, porém os malefícios são inegáveis. Primeiramente porque nada que nos faça dependentes pode ser considerado bom, e principalmente pelo que está desencadeando.Hoje em dia as crianças pouco brincam nas ruas e/ou acompanhada de outras e as pessoas de forma geral pouco interagem "ao vivo". O contato real se perdeu pelo tempo e isso sem dúvida é extremamente prejudicial para a formação humana e consequentemente para a vida, enfim.

Tendo em vista este outro lado, podemos colocar como questionável a classificação da cibercultura como uma prática que trouxe evolução, mas também não há como ignorar os fatos que nos cercam, afinal, a partir da criação da mesma muitas ações que demandavam tempo excessivo tornaram-se mais práticas e rápidas.
Com isso conclui-se que o problema está no uso demasiado desta, não em sua disseminação.


Outro aspecto importante a ressaltar é que com a popularização tanto dos computadores quanto da Internet, temos mais chances de não sermos manipulados pela "elite" ,porém existem dois lados, afinal apesar da informação estar ao alcance de grande parte das pessoas, existem ainda muitas distorções de informação e essas se dão de acordo com os interesses dos mais poderosos.

Nem sempre aquilo que é noticiado é o que realmente aconteceu e para não ser suscetível a esse tipo de manipulação, é necessário ser antenado, refletir sobre aquilo que lê, pesquisar, ir em busca de outros dados e de outras opiniões para assim saber discernir o que é real do que é jogo de interesses. Portanto, após refletir e ponderar, podemos chegar a conclusão de que para a cibercultura tornar-se uma prática evolutiva de fato, é necessário que haja uma reforma total na educação do país, e principalmente nos hábitos das pessoas. A leitura e a informação são sim essenciais. Para isso e para muitas coisas mais.





8 comentários:

Unknown disse...

hehe be ...usando a mesma descrição do q o orkut?? ta lindo o blog

Eduardo Cavalcanti disse...

Muito bem, Isa. É um modo crítico de ver a cibercultura. Mantenha esse enfoque em seus próximos textos da disciplina. Tenho minhas dúvidas quanto ao último parágrafo, mas você terá como desenvolver esse ponto, também.

***Isa*** disse...

Oi, professor.
Depois de ler o comentário que o senhor deixou, fui reler o texto, e de fato aquilo que escrevi no último parágrafo é dubitativo...
Existem dois lados, afinal apesar da informação estar ao alcance de grande parte das pessoas e da popularização da cibercultura, existem ainda muitas distorções de informação e essas se dão de acordo com os interesses dos mais poderosos.Nem sempre aquilo que é noticiado é o que realmente aconteceu e para não ser suscetível a esse tipo de manipulação, é necessário ser antenado, refletir sobre aquilo que lê, pesquisar, ir em busca de outros dados e de outras opiniões para assim saber discernir o que é real do que é jogo de interesses. E a parcela da sociedade que se encaixa nesse perfil é mínima.

Obrigada por me ajudar a chegar nessa concepção, Edu!
=D

Natasha Guerrize disse...

Isa,
Amei tanto o assunto quanto a estrutura do seu texto, você realmente tem o perfil crítico que todo Jornalista deveria ter (e lembra quando nas aulas no Liceu você tanto falava que queria ser Jornalista?). Estou muito orgulhosa de ti e agora tentarei ser sua colega de trabalho tb!

Sobre a questão da influência da elite, como você citou no último parágrafo, infelizmente ela ainda existe, só que talvez um pouco mais passional. Mas, ao mesmo tempo, você colocou um ponto interessante, que é saber o que se lê e, principalmente, ter repertório para não cair em qualquer manipulação, direta ou indireta. Um exemplo disso é o Wikipedia, que é de acesso livre ao conhecimento e qualquer pessoa que deseja tanto escrever como aprimorar um determinado conceito. Isso é um passo muito bom.
Adorei suas colocações! Quero ver amanhã na Agência Facos! ;)
Beijinhos! =***

Unknown disse...

Isaa!
Muito legal seu textooo! Já é uma superrrr jornalista!! hehe
Mas ainda qro ver os outros heinn! Aliás, qro ver tds q vc escrever! =)))

Tá lindo o blog.. td rosinha.. igual a vc!! huihaiuahaiuahauih

Bjooo linda

Sueli Alves disse...

Hello Thunder!!!
Uau...e ainda falou que tinha ficado pequeno e que não sabia se estava bom...modéstia.
O texto está muito bom, bem crítico e claro. Seu comentário adicional também é muito pertinente. Acho que poderei usá-lo para refletir e dissertar a respenti desse assunto para complementar meu texto.
Depois você me ensina o caminho.. :)
Bjin!!
*.*Su*.*

Unknown disse...

Eaí jornalista-mor?? hehe!!
Tá ótimo o textoo!!
Também gostei do seu blogg... ;)
Kisses!

Unknown disse...

O loco jornalista ja formada eim...
Segura os direitos sobre o texto q a Tribuna vai querer coloca no jornal eim !!! kkkkkkkkk ta class A o texto Isa parabens... falta só você pegar o diploma agora hehhehehe bjaum moça...>>>>